Demorou mas a qualidade esteve sempre lá e teria de voltar a vir ao de cima! E foi este domingo, em Interlagos, com uma corrida bem controlada desde o arranque, que a Ferrari e Sebastian Vettel voltaram às vitórias na Fórmula 1, no G.P. do Brasil, pouco mais de três meses depois do último sucesso, no G.P. da Hungria. E, assim, o 2.º lugar no Mundial ficou praticamente garantido!
Vettel começou a resolver a corrida logo no arranque, não propriamente no "timing" de reacção aos semáforos, em que Bottas foi igual ou infimamente melhor. Foi no momento de activar a segunda embraiagem que o Ferrari parece ter ganho um embalo maior que permitiu ao alemão colocar-se ao lado do finlandês, por dentro, e reivindicar a liderança.
Mas a primeira volta seria suficientemente agitada – Vandoorne entalado entre Magnussen e Ricciardo, todos bateram e só o Red Bull sobreviveu, mais à frente foi Ocon a ser abalroado por Grosjean e a interromper o seu recorde de corridas terminadas para um estreante – para o "safety car" ser chamado, o que foi mesmo o que Lewis Hamilton (que largara das "boxes") precisava para reentrar no pelotão. Na frente, Vettel conseguiu ganhar algum avanço sobre Bottas, sem nunca chegar aos 2 s, enquanto Raikkonen se tentava chegar e Verstappen acompanhar o comboio.
Assistiu-se depois ao que será outra surpresa, ver o Ferrari muito mais à vontade com pneus macios que o Mercedes e Vettel a abrir uma vantagem confortável para Bottas. A corrida parecia decidida, até se ouvir uma mensagem, a sete voltas do final, de que a Ferrari pedira a Vettel para poupar os pneus. Bottas tentou então um último ataque, mas Vettel tinha tudo controlado para o seu regresso às vitórias, mais de três meses depois do último triunfo, no G.P. da Hungria.
Mais que surpreendido, o finlandês estava extremamente desapontado: "Largando da ‘pole’ o único objectivo era vencer a corrida, por isso é muito frustrante ter perdido a corrida no arranque", declarou Bottas. "A partir daí foi uma luta muito equilibrada entre os dois, comigo sempre a tentar pressioná-lo, mas não consegui batê-lo. Foi impressionante a recuperação do Lewis!".
Bottas referia-se às 71 voltas em ritmo de qualificação feitas por Hamilton que, depois de deixar Verstappen para trás, sem qualquer hipótese de discutir a posição, foi "à caça" de Raikkonen e de um lugar no pódio. As últimas voltas foram intensas, com o finlandês a fugir ao britânico, num duelo tremendo, mas em que grande experiência do piloto da Ferrari, mais uns pneus supermacios que começavam a colapsar de 25 voltas a fundo, resolveram a questão a favor de Raikkonen que desde os tempos da Lotus não subia ao pódio em três corridas consecutivas!
"Foi uma corrida divertida, a lembrara-me os tempos do ‘karting’, quando partia em último!", contou Hamilton. "Ontem fiz asneira e coloquei-me na pior posição possível… Hoje só queria redimir-me desse erro e fazer com que a equipa se orgulhasse de mim, dando-lhes alguns pontos. Ainda tentei atacar o 3.º lugar, mas fiquei sem pneus mesmo no fim. Diverti-me com a corrida e com as várias batalhas e acho que hoje provei que continuo com o fogo no coração e jovem por dentro pronto para muito mais corridas!".
Animado foi a luta a três pelo sétimo lugar, com Fernando Alonso a pressionar durante toda a corrida um Felipe Massa que se queria despedir em beleza do seu público, juntando-se mesmo no final Sergio Perez, numa prova em que os Force India não se mostraram tão competitivos. Massa a tudo resistiu para conservar o 7.º lugar. "Foi crucial passar o Fernando logo após o ‘safety car’ porque sabia que ele teria melhor ritmo que eu. Depois, conseguiu mantê-lo atrás, numa corrida dificílima e com um final de emoção extrema. Hoje tive as mesmas sensações de quando ganhava uma corrida!", dizia Massa.
Alonso ainda apanhou um susto mesmo no final quando Perez aproveitou a maior potência do motor Mercedes para o atacar na subida para a meta, passando na linha praticamente a seu lado mas… 0,14 s depois! Nico Hulkenberg fechou o "top ten" mas a somar um único ponto a Renault continua em dificuldades para melhorar a sua posição no Mundial de Construtores, estando agora a 4 do 6.º lugar da Toro Rosso. Conseguirá marcar mais 5, pois o desempate favorece a equipa italiana?...
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
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1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1.31.26,262 h | 1 |
2 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 2,762 s | 1 |
3 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 4,600 s | 1 |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | a 5,468 s | 1 |
5 | Max Verstappen | Red Bull | a 32,940 s | 2 |
6 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 48,691 s | 1 |
7 | Felipe Massa | Williams | a 1.08,882 m | 1 |
8 | Fernando Alonso | McLaren | a 1.09,363 m | 1 |
9 | Sergio Pérez | Force India | a 1.09,500 m | 1 |
10 | Nico Hülkenberg | Renault | a 1 volta | 1 |
11 | Carlos Sainz | Renault | a 1 volta | 1 |
12 | Pierre Gasly | Toro Rosso | a 1 volta | 1 |
13 | Marcus Ericsson | Sauber | a 1 volta | 1 |
14 | Pascal Wehrlein | Sauber | a 1 volta | 1 |
15 | Romain Grosjean | Haas | a 2 voltas | 1 |
16 | Lance Stroll | Williams | a 2 voltas | 2 |
— | Brendon Hartley | Toro Rosso | Motor | 2 |
— | Esteban Ocon | Force India | Colisão | 0 |
— | Kevin Magnussen | Haas | Colisão | 0 |
— | Stoffel Vandoorne | McLaren | Colisão | 0 |
A Fórmula 1 abandona agora o continente americano onde realizou as últimas três corridas, para regressar ao Médio Oriente para a grande festa de encerramento. O palco será o opulento circuito de Yas Marina, para o G.P. do Abu Dhabi, dentro de duas semanas, mais uma corrida que começa ao pôr-do-sol, terminando já de noite.